20/07/2023 17:42:00
Turismo Cervejeiro

O turismo cervejeiro é determinado pelas atividades cuja principal motivação está na visita a fábricas de cerveja, festivais ou shows de cerveja para conhecer o processo de fabricação e degustar do que é produzido.

O brasileiro ama cerveja e ama é viajar, então, muitos municípios já estão unindo essas duas paixões e transformando em oportunidades de negócio: o turismo cervejeiro.

União e fortalecimento de rota, roteiros e circuitos cervejeiros, trabalho feito também pela Rota Cervejeira RJ, pretende colocar as cidades parceiras nas listas de buscas de cervejeiros não só do país como do mundo que estão à procura por experiências cervejeiras inesquecíveis.

A Rota Cervejeira RJ hoje contempla cinco municípios e 24 cervejarias, que estão preparadas para receber os turistas com experiências diversificadas. Nos próximos seis meses, incluiremos nos roteiros as plantações de lúpulo que estão se consolidando em solo nacional, tempo no qual todos devem estar preparados e atentos para um bom atendimento ao visitante.

Turismo cervejeiro ganha cada vez mais espaço

Diversos países europeus já têm tradição como destinos cervejeiros, exemplo da Alemanha, Bélgica, Londres, República Tcheca e outros países que compõem a Rota da Cerveja na Europa.

Com o maior acesso aos meios de produção para criação de cervejas artesanais e cada vez mais bares que vendem esses produtos, é percebido um crescimento do número de microcervejarias e cervejas artesanais e os amantes de uma boa cerveja estão preferindo desbravar os destinos cervejeiros para aqui mesmo.

Ver a produção de uma cerveja ao vivo, conhecer cervejarias locais, visitar bares especializados, conversar com os microempresários e fazer a degustação são algumas das experiências que podem ser vividas nesses roteiros.

Que conhecer algum dos destinos da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro com a família e os amigos? Conheça aqui um pouco mais sobre as cidades de compõem a Rota.

Teresópolis

Paisagens encantadoras, flora e fauna muito ricas nativas da Mata Atlântica. Seu nome foi dado em homenagem à Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, significando “Cidade de Teresa”, já que a família imperial encantou-se com a região serrana, onde descansavam frequentemente. Cada vez mais visitantes são atraídos para a região, encantando-se com o clima privilegiado, a beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais oferecidos.

Em Teresópolis, visite:

Mad Brew
Grupo Petrópolis
Craft Beer

Petrópolis

Também conhecida como Cidade Imperial, está presente no mapa turístico do Rio de Janeiro como a cidade mais segura do estado e a 6ª mais segura do Brasil, segundo o ranking do IPEA. Em 1822, quando Dom Pedro I estava de passagem pelo Caminho do Ouro, que o levaria às Minas Gerais, hospedou-se em uma fazenda da região serrana e acabou ficando encantado com a exuberância e amenidade do clima. Desejou construir um Palácio na região, para abrigar visitantes europeus que não estavam acostumados com temperaturas muito altas, mas não conseguiu realizar seu desejo. Desde então a elegância da Cidade Imperial atrai turistas do mundo todo para mergulhar um pouco na cultura petropolitana.

Em Petrópolis, visite: 

Odin
Brassaria matriz
Sampler
Duas Torres
Da Corte
Doutor Duranz
Colonus
Bohemia
Grupo Petrópolis (Unidade Pedro do Rio)
Lúpulos Riad
Estância Eden

Guapimirim

Também conhecida carinhosamente como Guapi, localiza-se na Serra Verde Imperial, a aproximadamente 60 km da capital carioca. Seus potenciais turístico, cultural e econômico são enormes. Com mais de 70% de área verde, possui cachoeiras, sendo o local perfeito para quem gosta de trilhas e esportes radicais. Se você está em busca de muito verde, Guapi é o lugar certo.

Em Guapimirim, visite:

Rota Imperial
A Nossa Fábrica

Nova Friburgo

Fundada por imigrantes suíços, em 1818 por conta da crise vivida pela Europa por conta da Revolução Industrial, Nouvelle Fribourg, em Português, Nova Friburgo, é conhecida como a Suíça Brasileira, também sendo procurada por pessoas que desejam fugir de regiões metropolitanas.

Em Nova Friburgo, visite:

Alpendorf
Pontal
Barão
Ranz
Lumiarina
Sanandu
Lúpulo Floresta Mendes
Cervejaria Cacife
Cervejaria VËG BIER

Cachoeiras de Macacu

O Município de Cachoeiras de Macacu é o 9º maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro. Cachoeiras de Macacu é uma cidade localizada no pé da Serra dos Órgãos.  Seu território possui 65 % formado por reservas da Mata Atlântica, em grande parte protegida pelo “Parque Estadual dos Três Picos“. O município tem, ainda, um rico patrimônio histórico cultural, representado principalmente pelas ruínas das igrejas São José da Boa Morte, hoje a igreja está em ruínas e é um dos principais pontos turísticos da região e da Igreja Nossa Senhora do Sant’Ana de Japuíba, ambas datadas do século XVIII.

Em Cachoeiras de Macacu, visite:

Ambev/Macacu